
Em 2012, ao organizar a pesquisa para meu estágio curricular em Ambientes não Escolares, no curso de Pedagogia, encontrei algumas instituições que tiveram um papel relevante no processo de demarcação e titulação das terras dos quilombolas. Entre os quais gostaria de destacar o "Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos" (IACOREQ).
A relevância desta instituição, segundo relato em seu site comunidade quilombolas, está no fato de ter sua origem na militância política do movimento negro a fim de "contribuir com inclusão cidadã das comunidades rurais negras.
Ubirajara Toledo, coordenador jurídico-adjunto da organização, destaca a assessoria às entidades quilombolas e o incentivo à articulação das comunidades rio-grandenses, como os principais objetivos da entidade.
A atuação do IACOREQ junto às comunidades quilombolas datam desde 1999, ao acompanharem o processo de titulação da comunidade quilombola de Casaca. Também realizaram "pesquisas nas comunidades quilombolas de São
Miguel dos Pretos e Rincão
dos Martimianos, em convênio com a Fundação Cultural Palmares e a
Secretaria do Trabalho Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio Grande
do Sul."
Contato: IACOREQ Av. Cavalhada nº 2044, Sala 201 91.710-000 — Porto Alegre — RS
Disponível em: <http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/brasil/rs/rs_lutas_parceiros_iacoreq.html>
Acesso em 26/11/2012.
|
Nenhum comentário :
Postar um comentário