NOVEMBRO/2013
PEDAGOGIA E CONSCIÊNCIA NEGRA
O despertar da "Consciência Negra" não é algo natural e intrínseco aos brasileiros afro-descentes.
Muito pelo contrário vivenciamos a cada desafios que nos confrontam com o nosso passado, presente e futuro.
Como falar de um país multiétnico, como é o nosso Brasil, sem nos reportarmos à diversas situações e marcos históricos, que infligiram e até hoje infligem um "modus vivendi" à uma parcela considerável de nosso povo.
Em 2003, foi sancionada a lei 10.639, que instituiu no currículo escolar o ensino das culturas afro-brasileira e africanas no currículo escolar. Todavia esta lei refletia a culminância de uma caminhada de negros e negras, e demais cidadãos brasileiros que não se conformavam com a desigualdade social e, por que não dizer racial, em nosso país.
Desde 2003, tive a oportunidade de participar de algumas formações pedagógicas para professores sobre esta temática, bem como desenvolvi alguns projetos em escolas municipais e estaduais, em Viamão, Rio Grande do Sul.
Compartilho com vocês alguns experiências e projetos significantes, bem como alguns exemplos que, espero pessoalmente, venham a contribuir na construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como desconstruir alguns paradigmas raciais e sociais que ainda presenciamos nos diversos contextos que vivemos. Acesse os links abaixo:
Nenhum comentário :
Postar um comentário