PROJETOS


ESPAÇO BÍBLIA E NEGRITUDE

"SE PUDESSE ESCOLHER SER UM BICHO, GOSTARIA DE SER UM MACACO"


Há algum tempo tenho trabalhado a temática das relações étnico-raciais através de projetos, tanto em meus estágios curriculares do curso de Pedagogia quanto nas atividades desenvolvidas em meu ministério. 
Resumidamente o projeto  consistia em  uma exposição de livros temáticos sobre cultura africana e afro-brasileira, atividades como hora do conto e dinâmicas. No acervo tínhamos, além de vários livros que tratavam sobre as culturas africana e afro-brasileiros, também estavam disponíveis Bíblias, revistas, livros e periódicos evangélicos, os quais de alguma maneira abordavam esta temática.
 
Ano passado, no Projeto da Semana da Consciência Negra, em uma escola de Viamão, aconteceu algo interessante. As crianças visitavam o "Espaço Bíblia e Negritude". Fizemos uma roda de conversa onde cada um poderia falar sobre o que achou interessante na exposição.
Uma menina escolheu um livro com desenho de um macaco na capa, na mesma hora os coleguinhas começaram a rir. A menina ficou envergonhada e eu no mesmo instante falei que a capa era muito bonita e, também, relatei que conhecia uma professora que havia me dito que "se pudesse escolher ser um bicho, gostaria de ser um macaco. Porque o macaco era um bicho muito esperto, inteligente e brincalhão", entre outras qualidades.
Neste momento, como que por providência divina, entra justamente na biblioteca a própria professora que eu havia citado. Chamei-a para a roda de conversa e, ela repetiu as mesmas palavras que eu havia dito. Naquele momento rir da menina negra, já não tinha mais graça, associá-la ao macaco da capa do livro não era "algo ruim". Havíamos quebrado um paradigma. Desconstruímos uma atitude racista.
A atenção dos alunos estava agora toda concentrada em descobrir do que se tratava o livro...
Será que era a história de um macaco brincalhão?
Ou será que falava  de um macaco muito inteligente, ou muito esperto?
Cada um teve oportunidade de ler alguma parte do livro.
Todos estavam interessadíssimos!!!
Eu estava realizada. Meu objetivo alcançado. A leitura uniu a todos, todos vivenciando a aventura de ser criança, aprendendo a respeitar as diferenças e a relacionar-se com seu colegas.

PROJETO IDENTIDADE QUILOMBOLA

           PROJETO ESTÁGIO CURRICULAR IV (Organizações não Escolares)

                          CURSO PEDAGOGIA - ULBRA


Este vídeo apresenta algumas das atividades propostas do Projeto Identidade Quilombola, estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia-ULBRA.
Tendo como objetivo geral estacar a importância da identidade quilombola como fator de acesso aos direitos constitucionais da comunidade quilombola Peixoto dos Botinhas.
Como tínhamos a proposta de elaborar um vídeo resgatando a história dos quilombos, procuramos entrevistar boa parte dos participantes, isto a fim de elaborarmos a árvore genealógica do quilombo, além de resgatar as memórias e as tradições quilombolas.

PROJETO ESTÁGIO CURRICULAR II - EJA  T1(Séries iniciais) e PROJETO ESTÁGIO CURRICULAR III (Gestão em Educação)

 CURSO PEDAGOGIA - ULBRA

Vídeo com fotos dos projetos do estágio curricular II - EJA T1 (Educação de Jovens e Adultos) e estágio curricular III - Gestão em Educação; disciplinas do Curso de Pedagogia.
Os estágios foram realizados na E.E.E.M. Gov. Walter Jobim, Viamão/RS, entre os meses de julho a novembro de 2011.
A proposta de trabalhar a aplicação da lei nº 10.639, que introduz o estudo das culturas africanas e afro-brasileiras no currículo escolar, foi o norte deste projeto.
O projeto de estágio II teve como objetivo geral: Promoção das relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos.
O projeto de estágio III teve como objetivo geral: Conscientizar o corpo docente no que se refere ao respeito das relações e diferenças étnico-raciais.
Agradecimentos: A professora Silvia, EJA T1, a vice-diretora Maria aparecida (Cida), ao diretor Carlos Benech, ao corpo docente da escola, aos integranntes do CPM, a pedagoga Guaracema, aos alunos da escola, especialmente os da EJA T1, a todos funcionários, a minha filha Letícia, aos amigos e familiares que colaboram em vários momentos. Um agradecimento especial aos irmãos africanos, Jean, Helder, Lenjeni e a baiana Iramaia que colaboram com palestras no estágio I. Um agradecimento ao colaboradores do estágio II a Lucia Brito (Viamão -RS), a prof. Luciana ( Viamão-Rs), a Isabel Quilombola (Canoas-RS), Ana Paula, Couervio e todos os amigos da República Democrática do Congo, ao Gilbert (Camarões), a Lenjeni(Angola) . A todos que de alguma maneira colaboraram com doações e seu trabalho. Ao Plinio, Loja Liberdade, pela doação da boneca negra.E se algum nome eu esqueci peço desculpas, mas saiba de minha eterna gratidão. Poiss em a colaboração de minhas amigas e amigos este projeto não teria acontecido. As professoras da ULBRA do curso de Pedagogia, as Coordenadoras do curso EAD profas. Jamila e Lourdes. Ao Dr. João. Agradeço à minha família. E por fim a minha gratidão a Deus que colocou em meu coração um sonho (I have Dream...) e concedeu a realização. "Agrada-te do Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração". (Salmo 37:4)
"O que farei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmo 116:12) Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário