CRÔNICAS, PENSAMENTOS E REFLEXÕES

16/OUTUBRO/2014

O PRIMEIRO DIA DO RESTO DOS MEUS DIAS


Hoje, acordei como das outras vezes.
Estava sonhando com a casa que eu morei em Novo Hamburgo, mas ela já não mais nossa. Tinha um novo morador, a parte da frente da casa era muito bonita, tinha um jardim e pessoas conversavam sentadas em cadeiras. Mas ao mesmo tempo que a casa já não era mais minha, tinha muitas coisas para organizar. Tinham muitos brinquedos de meus filhos, caixas com bonecas, tinha que arrumar tudo no meu quarto. Porque será que em nossos sonhos voltamos ao passado?
Quando me acordei tive dificuldade em saber onde estava, parecia que ainda estava naquela casa que morei há muitos anos atrás... aos poucos me dei conta que tudo havia sido um sonho.
Então tratei logo de me levantar e organizar o meu dia. Logo veio à memória a agenda do dia: uma palestra no Campus do Vale, à tarde, sobre literatura africana; e à noite o jantar na igreja de um amigo da Letícia. Um encontro especial com missionários do Palavra da Vida que têm ministério em Moçambique.
Choveu a noite toda e, ainda chove. Mas apesar da chuva eu estava feliz, logo veio as lembranças do dia anterior... A festa surpresa!

Como Deus é bom, me presenteou com cinquenta anos de vida! 
Além de uma família, e amigos, e sonhos... 

Deus me presenteou com uma família!

Meu esposo, filhos, noras, netos, cunhados, sobrinhos todos felizes comemorando meus cinquenta anos. Estava tudo delicioso,: os salgados, a torta de bolacha o bolo de aniversário. Presentes, abraços, felicitações, demonstrações de afeto e carinho. Como é bom sentir-se amada, como é bom estar reunida com a família, tudo em paz e alegria.
Deus me presenteou com uma família!

Deus me presenteou com muitos amigos!

Enquanto terminava a comemoração de meu aniversário, ainda tive tempo de ver as mensagens de Feliz Aniversário no Face. Cada uma foi especial. Eu, obviamente tinha que responder alguma coisa. De alguma forma, por algum motivos sou amada por estes amigos, e têm muitos outros que não falam comigo pelo face, mas sempre que nos encontramos na rua é um motivo de alegria. Eu costumo dizer: basta falar uma vez comigo, que esta pessoa já se torna minha(meu) amiga(o).
Mas tem amiga(o)s mais chegados, esta(e)s tem um lugarzinho especial em meu coração. São aqueles que houvem minhas queixas, dão seu ombro para chorar, até mesmo puxam a minha orelha, me chamam atenção quando estou errada, me apoiam, mesmo sem entender muitas vezes as minhas intenções. Como retribuir? Como demonstrar a estas pessoas especiais meu amor? Mas amizade é assim mesmo a gente sente e pronto! Não só palavras... é se alegrar juntos quando estamos alegres e chorar quando estamos tristes.
Deus me presenteou com muitos amigos!

Como Deus é bom, me presenteou com cinquenta anos de vida! 

Nestes cinquenta anos muitas coisas aconteceram, mas hoje prefiro me recordar dos momentos felizes. Mas, não tem como não me lembrar da minha mãe e meu pai, pois eles não estão mais aqui. Mas vivem em minha memória. Saudades do meus irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhos, que pouco tenho visitado, mas planejei vou visitá-los com maior frequência daqui em diante.

Mas, hoje eu pensei: Tudo bem, completei cinquenta anos, estavam ali as velinhas cor de rosa para confirmar a minha idade. E, agora? Como vai ser?
Espero não repitir os mesmos erros do passado, espero demonstrar mais amor e afeição a toda(o)s que amo, espero realizar alguns sonhos....
Mas como numa caminhada, onde um passo é dado, um de cada vez, assim deve ser a vida: vividaum dia de cada vez... até porque eu não sei quantos dias de vida ainda terei.



O PRIMEIRO DIA DO RESTO DOS MEUS DIAS



Hoje Deus me presenteou com mais um dia de vida, eu só posso lhe agradecer!
Mas eu quero algo especial, eu preciso ter algo mais profundo, preciso me aproximar mais de Deus.
Porque o Senhor sempre esteve presente na minha vida, mas eu nem sempre lhe dei a devida atenção. Só fato de me acordar hoje e ainda ter o fôlego da vida é sinal da tua presença.
Posso ler a tua Palavra, a Bíblia, eu sei que desta forma me sinto mais perto de Ti Senhor.
Posso orar, isto me leva a um lugar muito especial, é quando, pela fé, eu creio que Tu Senhor estás me ouvindo.
Posso procurar estar com aqueles que professam a mesma fé, louvar,  adorar, ouvir pregações cantar louvores, ir à encontros evangélicos, seja na igreja, seja em conferências, seja como for, pois Tu dissestes Senhor:
 "Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles." (Mateus 18:20)


Mas sei que muito recebi do Senhor, e sei também que tenho que viver a minha fé não só de palavras, mas nas minhas atitudes, então volto a me lembrar que Tu dissestes Senhor:
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma."(João 15:5)

Hoje é o primeiro dia do restante da minha vida, eu não sei quantos dias o Senhor permitirá que eu viva, mas eu gostaria de lhe fazer um pedido: Que em cada um desses dias eu sinta a tua presença, que eu tenha uma relação mais pessoal contigo, que ouça a tua voz e tenha forças para fazer a tua vontade. Não sei muito bem se nestes últimos cinquenta anos isto aconteceu verdadeiramente. Acredito que sim. Porque houveram momentos, segundo as Sagradas Escrituras,  que a tua presença era tão grande, assim como aconteceu no santuário, que tive a plena certeza de estar junto ao Senhor:
"E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor." (1 Reis 8:10-11)

Mas sucedeu que depois houve uma segunda casa, onde a glória do Senhor foi maior do que a primeira:
"A glória deste novo templo será maior do que a do antigo", diz o Senhor dos Exércitos. "E neste lugar estabelecerei a paz", declara o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2:9 

Entretando, temos a promessa do Espírito Santo, no Novo Testamento, a qual se cumpriu se cumpriu:
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:21-22)

"Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". (Atos 1:3-5)

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins  da terra." (Atos 1:8)


E, hoje, dia 17/outubro/2014, o primeiro dia do restante dos dias da minha vida, vivo esta esperança e creio nesta promessa. Espero em Ti meu Senhor Jesus. Buscarei a tua plenitude. Somente com a tua ajuda eu realizarei tudo que Tu colacares em meu coração. Me se cumpra a Tua vontade na minha vida. Amém!



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08/OUTUBRO/2014

MUDANÇAS



Minhas(meus) querida(o)s será que o amor nos faz mudar realmente?Pode ser que sim. 

Mas eu também acredito que a convivência nós torna mais próximos. Eu já brinquei com meu esposo que até conheço os seus pensamentos, também são mais de 25 anos de casamento. Eu vivi um conto de fadas "às avessas", porque eu casei com um "sapo" que se transformou em "príncipe..." 

Entretanto apesar destas semelhanças e diferenças, ainda precisamos respeitar a individualidade de cada um. Não somos mais aqueles jovens da época que nos casamos. Mas uma coisa legal de curtir é que amadurecemos juntos. 

Mas,sinceramente, nunca havia pensado que algumas mudanças em minha vida foram motivadas por amá-lo... É uma boa reflexão... Porque temos a necessidade de nos sentirmos amadas e de amar, mas até que ponto precisamos mudar? Ou, até que ponto devemos esperar que alguém mude como prova de amor por nós. 

A mudança é algo natural do ciclo da vida. Também há mudanças que são motivadas pelas nossas vivências.

A palavra que me vêm à mente neste momento é "resiliência" (2006 Barbosa propôs que se pode considerar a resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.)(Disponívelem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia_(psicologia)Acesso em 08/10/2014).

E quem teve a feicidade de vivenciar esta experiência, ou seja estar unida a alguém por pouco ou muito tempo, namorando, ou casando-se, sabe que nem todos os dias são maravilhosos. A tão aclamada "lua-de-mel" não dura a vida toda.

Mas, então, por que continuar juntos? Ou melhor dizendo o que nos mantém juntos?

Será o amor? ...

"Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza."(Cânticos 8:7)






ELEIÇÕES 2014

Nestas eleições de 2014 estaremos elegendo nossos representantes no Legislativo e Executivo.
É óbvio que além de muita boa intenção e milhares de promessas, que provavelmente ou possivelmente nem todas serão cumpridas, seremos assediados e bombardeados por todo tipo de proposta (legalmente permitida?!) veiculadas pelos meios de comunicações, redes sociais, além do tradicional e conhecido "corpo a corpo"... onde vale tudo: desde aperto de mãos, abraços, fotos com crianças (de preferência pobres), líderes comunitários, etc...
Parece conto de fadas... tipo viagem de "Alice ao País das Maravilhas!" Isto digo, após assistir alguns programas eleitorais, onde aqueles que estão no poder falam de todas proezas e beneficências proporcionadas, especialmente ao povo e à pobreza, um auto-retrato belíssimo, tipo "padrão-FIFA", onde tudo dá certo, onde todos são felizes!
É certo que nossa vida cotidiana no Brasil não  se compara ao que acontece na Faixa de Gaza, por exemplo. Todavia se nos basearmos em alguns telejornais, onde há disputa por territórios entre milícias e traficantes, nos traz a sensação de vivermos numa guerrilha. 
Tudo está lindo e maravilhoso para quem quer se manter no poder, no entanto para os que almejam "destronar" os atuais governantes: vivemos o caos econômico e social do século.
Extremismos à parte, em nosso exercício pleno de cidadania, pelo menos tentamos ouvir as propostas da(o)s candidata(o)s às eleições de 2014. Todavia é impossível, em alguns momentos, definir se estamos assistindo a um drama ou comédia, dependendo a imaginação de cada um.
Mas o povo brasileiro, religioso por tradição cultural de diversas etnias, harmonioso e pacífico por indução (uma mentira diversas repetidas, acaba virando verdade), sem memória (pelo menos é o que alguns afirmam), tem a oportunidade de rever alguns conceitos.
Alguns paradigmas já foram quebrados: já elegemos a primeira presidenta do Brasil na última eleição. Então já podemos contestar o lema que "mulher  não vota em mulher", pelo menos em parte. Ou será que o voto das mulheres não foi definitivo para a eleição de Dilma?! 
A pergunta que não quer calar: Por que Marina, ou por que não? 
Os argumentos que destacam o fato dela ser evangélica por empatia são consideráveis e convincentes, até porque muitos evangélicos sentiriam-se representados por ela diante deste fato, esperando que de alguma maneira seu governo não negligencie esta parte (minoria?) da população brasileira. Já os que argumentam contrariamente à sua eleição, devido a sua fé evangélica, não estariam incorrendo num ato de perseguição religiosa, o qual pela nossa Constituição Federal, constitui crime?!
Tem até alguns, que minha em  imaginação ou vocabulário ainda não consegui definir, que argumentaram ser desfavorável a candidata Marina Silva diante de sua fragilidade física, já que o fato dela ser mulher não poderia servir de argumento contrário.
Entretanto, Marina surpreende  a todos em sua fala:  "Eu sou magrinha. Mas olha, eu venho da Amazônia", afirma. E explica: "Tem uma árvore chamada Biorana. Tem a Biorana branca e a Biorana preta. A Biorana preta não fica tão grossa, mas experimenta bater com o machado, sai faísca e ela não verga!";   em sua página oficial  no Facebook, Marina postou um vídeo em que diz que não é "fraquinha" . (Disponível em:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/marina-silva-se-compara-a-arvore-em-resposta-a-eduardo-jorge> Acesso:em 03/09/2014.)
Contraditório, neste momento do cenário político brasileiro, seria negar a possibilidade de  Marina Silva ser eleita a próxima presidenta do Brasil.



Nenhum comentário :

Postar um comentário