sexta-feira, 26 de abril de 2013

VAMOS PROBLEMATIZAR ESTA QUESTÃO?

PENSADORES: A vida da mulher: antigamente era melhor?: Até hoje, algumas pessoas acham que antigamente a vida da mulher era melhor porque ela ficava em casa, cuidava só da família e tinha mais ...
(...)
Muito bom este  artigo do , considerando que a na ótica masculina o universo feminino gira em torno do homem, ainda assim tu conseguiste problematizar esta questão.
Senão, vejamos de qual mulher estamos falando? A mulher de classe média, que não é o padrão econômico de nossa população, mas que suas reivindicações norteiam as políticas públicas? Da mulher pobre que vive oprimida por um sistema politíco-econômico que explora a sociedade e se exime de seus deveres responsabilizando-os pela pobreza?
Aos que acham que a vida da mulher na Antiguidade era mais tranquila faço lembrar algumas questões:as pessoas precisavam percorrer distâncias para buscar água, a roupa lavada na beira do rio, a comida feita em fogão à lenha, fraldas descartáveis não existiam. Era tudo diferente... 
A modernidade trouxe para algumas mulheres, algumas facilidades, também trouxe outros desafios.
Ainda hoje vemos mulheres vivendo como que há um século atrás, nem todas tiveram acesso as novas tecnologias, ou a situação de vida estável. Pelos menos no Brasil, sabe-se que muitos vivem abaixo da linha da pobreza.
Mas, ainda assim, acredito que a mulher de tempos antigos tivesse outros anseios e valores. Todavia constituir a família nunca deixou de ser um objetivo da grande maioria das pessoas.
Hoje muitas mulheres até tem dinheiro, mas não tem mais marido...
Que ironia do destino!
Muitos homens não sabem assumir as responsabilidades de uma vida a dois. Como equacionar esta questão?
As famílias estão em crise!
A bem da verdade homem e mulher não devem ser adversários.
As conquistas de ambos deveria ser revertida para o bem de todos.
Porém nem sempre o trabalho é um aliado para a mulher, muitas vezes é mais um carrasco, Especialmente, quando ela precisa se afastar de seus filhos pequenos. Dividir-se em os afazeres do lar, criação dos filhos, relacionamento conjugal e ainda o trabalho, não é nada fácil...
Não sei se realmente a mulher encontra-se e uma situação mais cômoda, afinal de contas com a sua entrada para o mercado de trabalho, agora ambos disputam a mesma vaga. Ainda existe muita discriminação. E nem todas mulheres que conquistaram a independência econômica obtiveram igualmente um status na sociedade.
Que as mulheres são consumidoras em potencial, isto é um fato.
O mercado anseia por ela.
Mas a sociedade ainda tenta curar as chagas causadas por seu afastamento do lar. Não existem escolas infantis e espaços em turno reverso para as crianças e adolescentes.
Órfãos da modernidade imposta às mulheres por uma suposta "liberdade".

Nenhum comentário :

Postar um comentário